Simone Pereira de Sá

Simone Pereira de Sá, perfil

Cientista Social (IFICS/UFRJ) doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), com estágio pós-doutoral na McGill University, Montreal (2008) é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Mídia da Universidade Federal Fluminense desde 1999. Pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq (PQ-nível 1D), possui livros e trabalhos publicados na área de som, música, entretenimento e tecnologias da comunicação.

Contato: sibonei.sa@gmail.com

Pesquisa em andamento: Materialidade, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais.

Resumo: De que maneira a articulação entre mídias móveis e plataformas tais como YouTube têm reconfigurado os gêneros e cenas musicais na atualidade? Qual o papel dos meios, suportes, formatos, instrumentos e tecnologias no processo de produção, circulação e consumo da música? Como entender os processos de mediação sonora a partir da materialidade dos meios? Como responder a estas questões de maneira complexa, ultrapassando o argumento de matriz determinista; sem cair, por outro lado, no vago culturalismo que afirma que “tudo é cultura”?

A indagação mais geral do projeto gira em torno da compreensão do papel dos artefatos que mediam a experiência musical na cultura digital. Partindo da aposta de que as cenas musicais podem ser entendidas como redes associativas híbridas e heterogêneas, formadas por atores humanos e não-humanos, interessa-nos investigar aspectos estéticos e identitários das redes constituída por celulares, YouTube e cenas musicais brasileiras “de periferia”, em diálogo com aspectos da Teoria das Materialidades, da Teoria Ator- Rede, da Teoria da Mídia Alemã, dos Estudos de Som (Sound Studies) e da Sociologia da Música – tendo em vista as suas implicações para a revisão e proposição de teorias e metodologias no campo de Estudos de Som e Música.

Em diálogo com estas matrizes e questões, busca-se: 1) contribuir para a construção de uma metodologia que permita a análise dos meios e das mediações sonoras numa perspectiva que privilegie a sua dimensão material 2) problematizar as narrativas lineares sobre a história dos artefatos, dispositivos e formatos de escuta sonora e musical a partir de uma abordagem que privilegie a arqueologia das mídias e a remediação entre meios 3) Consolidar as categorias de cena musical, de gosto e valor à luz do diálogo com as perpectivas acima mencionadas 4) Propor um modelo para a análise das mediações de cenas musicais no YouTube considerando sua articulação a mídias móveis e locativas

Principais publicações:

Baiana Internacional – As mediações culturais de Carmen Miranda – (Rio de Janeiro, MIS Editorial, 2002)

O Samba em rede – Comunidades Virtuais, Dinâmicas Identitárias e Carnaval carioca (Rio de Janeiro, E-Papers, 2005).

Rumos da Cultura da Música:negócios, estéticas, linguagens e audibilidades(org) (Rio de Janeiro, E-Papers, 2010)

Som + Imagem (co-organizadora, com Fernando Morais) – (Ed. 7 Letras, Rio de Janeiro, 2012)

Papers recentes

Artigos em periódicos:

SÁ, Simone Pereira de; POLIVANOV, Beatriz. Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 13-36, 2012.

SÁ, Simone Pereira de – Ando meio (des)ligado? Mobilidade e mediação sonora no espaço urbano. E-Compós (Brasília), v. 14, p. 1-20, 2011.

SÁ, Simone Pereira de ; Holzbach, Ariane. . #u2youtube e a performance mediada por computador. Galáxia (São Paulo. Online), v. 10, p. 146-160, 2010.

SÁ, Simone Pereira de – Se você gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não?!Gêneros, gosto e disputas simbólicas nos sistemas de recomendação musical. E-Compós (Brasília), v. 12, p. 1-18, 2009.

SÁ, Simone Pereira de . Funk carioca: música eletrônica popular brasileira?!. E-Compós (Brasília), v. 10, p. 3, 2007.

SÁ, Simone Pereira de . Quem media a cultura do shuffle? Cibercultura, gêneros e mídias. Razón y Palabra, v. 15, p. 1-12, 2006.

Capítulos de livros:

Andrade, Luis Adolfo de ; SÁ, Simone Pereira de . This Is Not A Song. Games, computação ubíqua e novos canais para circulação musical .. In: ANDRADE, L.A.; FALCÃO, T. (Org.). Realidade Sintética: jogos eletrônicos, comunicação e experiência social no início do século XXI. São Paulo: Scortecci, 2012.

SÁ, Simone Pereira de. Arte sonora, audibilidades e tecnologias na perspectiva das materialidades da comunicação. In: RIBEIRO, Ana Paula G.; FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael. (Org.). Entretenimento, Felicidade e Memória forças moventes do contemporâneo.. 1ed.São Paulo: Anadarco, 2012, v. , p. 269-284.

SÁ, S. M. A. P. ; Miranda, G. . Aspectos da economia musical popular no Brasil: o circuito do funk carioca. In: Micael Herschmann. (Org.). Nas bordas e fora do mainstream musical. Novas tendências da música independente no início do século XXI. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 289-309.

Chagas, Jefferson; SÁ, Simone Pereira de . Discografias mediações musicais em uma discoteca coletiva. In: Jeder Silveira Janotti Jr; Tatiana Rodrigues Lima; Victor de Almeida Nobre Pires. (Org.). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de Internet. Porto Alegre: Simplissimo, 2011, v. , p. 99-115.

SÁ, S. M. A. P. . Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: Jdeder Janotti Jr; Itania Maria Mota Gomes. (Org.). Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 147-162.

SÁ, Simone Pereira de . O Cd morreu? Viva o vinil!!. In: Perpétuo, I.F.;Silveira, S.A.. (Org.). O futuro da música após a morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009, p. 49-74.

SÁ, Simone Pereira de . Entretenimento e cibercultura: o que os mundos virtuais Second Life e Stars Wars Galaxies nos ensinam sobre a primeira vida?. In: Santos; Vargas; Cardoso. (Org.). Mutações da cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2009,p. 77-98.

SÁ, Simone Pereira de . Som de preto, de proibidão e tchuchucas:O Rio de Janeiro nas pistas do funk carioca. In: PRYSTHON, A.;CUNHA, P.. (Org.). Ecos urbanos:a cidade e suas articulações midiáticas. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2008, v. 1, p. 53-73.

SÁ,Simone Pereira de; GARSON, Marcelo; WALTENBERG, Lucas . Música eletrónica e rock, entre ruídos e riffs:gêneros musicais em tempos de hibridsmo. In: BORELLI, S.;FREIRE FILHO, J.. (Org.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008, v. 1, p. 171-194.