Olívia Bandeira de Melo Carvalho

Contato: oliviabandeira@gmail.com

Formação: Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminese. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição (2002). Foi bolsista CNPq / PIBIC no projeto de pesquisa “A cibermilitância – perspectivas para movimentos sociais e políticos na Internet” (2000), coordenado pelo professor Dênis de Moraes. Coordena, desenvolve e ministra oficinas de educomunicação voltadas para jovens de comunidades de baixa renda e para profesores de escolas públicas na ONG Bem Tv – Educação e Comunicação (Niterói), desde 2003.

Pesquisa: “Lan houses: usos e impactos na inclusão digital”

Resumo: O trabalho pretende compreender o impacto do surgimento e da proliferação das lan houses para a inclusão digital no Brasil, ao lado de telecentros instalados por governos e organizações não governamentais e laboratórios de informática de escolas públicas. Visa também entender a maneira como os usuários vêm se apropriando e se utilizando desses estabelecimentos. Utilizo como recorte uma das maiores comunidades de baixa renda de Niterói, o Morro do Estado, que dispõe de lan houses e de um telecentro da Prefeitura. A pesquisa tem como metodologia uma etnografia de uma lan house e do telecentro dessa comunidade.

Áreas de interesse: Tecnologias da informação e da comunicação, economia política da comunicação, inclusão digital, educação e comunicação, cibercultura.

Trabalhos recentes:

“Lan Houses – Interfaces Possíveis entre o Entretenimento e a Inclusão Digital”. Trabalho para o NP Tecnologias da Informação e da Comunicação do XXXI Intercom, Natal, RN, 2008.