Natália Ribeiro da Silva

Natália Ribeiro

Mini-biografia:
Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação – LabCULT – PPGCOM/UFF. Pesquisa as relações entre cena, gênero musical e religião, atualmente trabalhando com a banda carioca Gangrena Gasosa, que mistura metal e ‘macumba’. Diretora e editora do canal Metal Ground e do blog Rockalogy, amante das artes marciais e headbanguer full time.
Contato: nataliaribeirouff@gmail.com
Projeto de Pesquisa Atual:
Saravá Metal, Santo de casa também faz milagre – Gangrena Gasosa e a mistura de metal com macumba
Tendo com objeto a banda carioca Gangrena Gasosa, precursora do “saravá metal”, o presente projeto busca investigar incursões de elementos característicos do candomblé e dos demais cultos afro-brasileiros no gênero e na cena metal. A proposta é analisar como são feitas as incorporações desses elementos religiosos e ritualísticos nos aspectos sonoros, visuais e líricos, do metal. Quais relações e conflitos entre o local e o global estão sento explicitadas, organizadas e performatizadas a partir do discurso da banda.
Últimas publicações:
SILVA, Ribeiro Natália. “O Underground Virtual Metálico: A reconfiguração da cena metal a partir dos novos mediadores online” In: CONECO, VI.,2012. Niterói. Anais VI CONECO, 2012. 1CD.
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/9476833521383787