Natalia Dias

Natalia Dias

Estudante de graduação do curso de Estudos de Mídia (UFF) e  produtora cultural. Desenvolve pesquisa de trabalho de  conclusão de curso  – TCC, sobre crowdfunding,  motivações e trocas simbólicas. Desenvolve, através de Iniciação Científica, pesquisa sobre análise do discurso de fronteira e a representação do Outro, junto com o Professor Dr. Fernando Resende (UFF).  No  mundo cibernético é mais conhecida como AilatanDias.

E-mail para contatoailatandias@gmail.com

Pesquisa atual: Crowdfunding, trocas simbólicas, consumo, cibercultura, análise do discurso, representação do Outro.

Título da Monografia: Vamos tirar um projeto do papel? (provisório)

Resumo da Monografia:

O crowdfunding (CF) – ação de financiamento colaborativo para projetos culturais –  tem trazido novas e diferentes possibilidades de  arrecadação financeira para a cultura. As principais plataformas de CF no Brasil são: o Queremos!,  específica para produção de shows, na maioria de bandas independentes; e a plataforma Catarse, intitulada como a primeira plataforma de CF brasileira.

Esse financiamento colaborativo parece trazer ao contexto sociocultural novas formas de engajamento e motivação do público perante projetos culturais, e são os próprios, dentro da rede de crowdfunding, que financiam essas ideias, possibilitando sua implementação – ou não – na sociedade. O estudo traz como premissa o engajamento e ações fiéis de fãs e suas disputas simbólicas como principal engrenagem dentro desse novo motor cultural.

Currículo Lattes:  http://http://lattes.cnpq.br/1925000538931385