Marildo José Nercolini

Marildo José Nercolini, perfil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, da UFF. Mestre em Sociologia pela UFRGS, com a dissertação “Artista-Intelectual: A Voz Possível em uma Sociedade que foi Calada – um estudo sociológico sobre a obra de Chico Buarque e Caetano Veloso no Brasil dos Anos 60”. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: “A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.”

Meu interesse de pesquisa tem girado em torno da cultura contemporânea, em especial estudos relacionados à MPB, campo que pesquiso desde a época do mestrado, e do Rock Nacional Argentino, tema de pesquisa acrescentado ao anterior durante o doutorado. Tenho grande interesse na reflexão teórica desenvolvida pelos pensadores latino-americanos e latino-americanistas contemporâneos. Atualmente, busco inserir-me nas discussões dentro do campo da comunicação, especialmente aquela que vem sendo produzida em torno da música popular massiva e das mediações culturais nela envolvidas.

No momento, venho desenvolvendo o projeto de pesquisa “Crítica cultural e novas estratégias de comunicação e ação: um estudo da crítica musical massiva”. O tema de pesquisa parte das seguintes questões: Como a crítica musical tem se posicionado diante das transformações pelas quais a cultura contemporânea vem passando? De que maneira os críticos vêm analisando as novas cenas musicais contemporâneas (especificamente aqui, pós-virada do milênio), cenas essas marcadas por novos pressupostos de criação de músicos-compositores ligados à música popular massiva? Que instrumentos analíticos o crítico tem usado e quais os espaços de divulgação tem se valido? A partir dessas questões, pretendo analisar o papel hoje do crítico musical ligado à música massiva; detectar e analisar os novos espaços de crítica musical que estão sendo criados, sobretudo a partir do uso das novas tecnologias comunicacionais (Internet, blogs, listas de discussão, sites…) e quais as suas relações com os meios de produção e circulação da música massiva; estabelecer um estudo comparativo entre a crítica veiculada pelos jornais impressos e a feita em blogs e sites especializados em música, comparando o trabalho crítico realizado na imprensa escrita e nesses novos espaços criados contemporaneamente.

Algumas publicações recentes:

NERCOLINI, Marildo José. “É permitido ousar. É proibido proibir.” Revista Advir (ASDUERJ), v.22, p.120 – 129, 2008.

NERCOLINI, Marildo José . “Manguebeat e a construção da cultura em rede”. Ciberlegenda Ano 10 – número 20 – JUNHO/2008 – ISSN: 1519-0617 (Revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF) – http://www.uff.br/ciberlegenda/artigo6junho2008.html

NERCOLINI, Marildo José .”Entre o local, o nacional e o global: Música Popular Brasileira e Rock Argentino agenciando identidades e culturas”,. Grumo, Buenos Aires, Rio de Janeiro: 7Letras. Editores: Diana I. Klinger… [et al.], n.6, vol.1, 2007, pp. 114-123. ISSN 1667-3832 (Edição Especial, Programa Cultura e Pensamento do MEC). http://www.grumos.org/grumo61.pdf

NERCOLINI, Marildo José . “O samba e o tango articulando o moderno, o primitivo e o nacional.” Grumo, Buenos Aires, Rio de Janeiro: 7Letras. Editores: Diana I. Klinger… [et al.], n.6, vol.2, 2007 (no prelo) ISSN 1667-3832). ((Edição Especial, Programa Cultura e Pensamento do MEC). http://www.grumos.org/grumo62.pdf

NERCOLINI, Marildo José. “Nem carteiro, nem profeta: Que caminhos são possíveis para o intelectual hoje?” Fórum Virtual O Que é Literatura (PACC, CNPq, FAPERJ). Rio de Janeiro, 2007. Ver: http://www.pacc.ufrj.br/literatura/polemica_beatriz_sarlo.php (Acessada em 14/03/2007)

NERCOLINI, Marildo José. “A MPB repensa identidade e nação”. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.31, dezembro de 2006, p.125-132. ISSN: 1415-0549. http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/view/1120/839