Marcelo Garson

Marcelo Garson, perfil

Contato: marcelogarson@terra.com.br.

Formação: Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense no ano de 2006. Trabalhou nos anos de 2006 e 2005 como bolsista CNPq/ PIBIC no projeto ” O Local na Cibercultura: tecnologia, estética e identidades na música eletrônica do Brasil “, coordenado pela Professora Doutora Simone Pereira de Sá. É atualmente Mestrando do Programa de Pos-Graduacao em Comunicacao Social da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo seu trabalho na linha Novas Tecnologias da Comunicacao e Informacao.

Pesquisa :

Título: O papel das mídias na ascensão do DJ superstar e na reconfiguração dos discursos da cena de música eletrônica.

Resumo: Considerando as cenas musicais como agrupamentos em que, além de um tipo de música, reúnem-se comportamentos e formas de interação, pretendemos mostrar como essas relações estão permeadas por conflitos e disputas por poder e hegemonia. Mais especificamente, pretendemos expor como essa dinâmica se processa no caso da música eletrônica. Escolhemos, para tanto, a análise de um caso específico: a eleição de melhor dj do ano promovida pela revista inglesa de música eletrônica Dj Mag. Nosso objetivo é observar a repercussão desse fato no fórum de discussões do site de música eletrônica rraurl, o mais antigo do Brasil, revelando assim, a batalha de poder e hegemonia que lá se engendra.

Áreas de interesse: Antropologia do Consumo, Cultura de Massa, musica e entretenimento, tecnologias da comunicação e da informação, economia política da comunicação.

Principais trabalhos:

GARSON, Marcelo ; SÁ, Simone ; WALTENBERG, Lucas . Música eletrônica e rock: entre ruídos e riffs: gêneros musicais em tempos de hibridismo. In: Borelli, Silvia H.S. ; Freire Filho, João. (Org.). Culturas Juvenis no Século XXI. 1 ed. São Paulo: Educ, 2008, v. , p. 171-194.

GARSON, Marcelo. A cena fraturada: disputas simbólicas na música eletrônica contemporânea. In: III Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2008, São Paulo. III Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2008.

GARSON, Marcelo. Música Eletrônica como expressão musical: entre a inclusão e a exclusão. In: Intercom – XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Intercom – XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

GARSON, Marcelo. Quem é o melhor Dj do mundo? Disputas de valor na cena de música eletrônica brasileira. In: III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, GT Comunicação e Culturas Juvenis, 2008, Rio de Janeiro. III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2008.

GARSON, Marcelo. A lógica das discussões: o caso da musica eletrônica. In: V Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação, GT Comunicação e Entretenimento, 2008, Rio de Janeiro. V Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação, 2008.

GARSON, Marcelo. Cooptação versus underground – Hipóteses sobre a ascensão do Dj Superstar. In: I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva, 2007, Salvador. I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva, 2007.

GARSON, Marcelo. Fluidez e consumo: demarcando a diferença. In: 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007.