Luiz Adolfo de Andrade

Contato: luizadolfoandrade@yahoo.com.br

MSN: luizadolfoandrade@hotmail.com

Formação: Sou jornalista e roteirista de jogos eletrônicos. Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, linha de Cibercultura. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós – Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2007), linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Informação. Membro do Conselho CONECO (Congresso dos Estudantes de Pós – Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro). Além do labCULT, integro o Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura (CIBERPESQUISA).

Tenho interesse em diversos temas relacionados aos jogos eletrônicos em geral. Atualmente, trabalho com a categoria dos Pervasive Games, especialmente os Alternate Reality Games (ARGs) e sua relação com as comunidades virtuais, espaço urbano, móbile web 2.0, marketing viral e comércio eletrônico. Em trabalhos anteriores, analisei a relação entre MMORPGs e comunidades virtuais (mestrado), cinema de ação e adventure games (graduação).

Trabalhos recentes:
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. Efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas: o caso de Obsessão Compulsiva. Trabalho Apresentado no II Simpósio da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. São Paulo: PUC, 2008.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. Obsessão Compulsiva. Games, efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas nas (re)mediações da (ciber)culltura do entretenimento. Revista Ícone, Ed.Out. Recife: UFPE, 2008.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. Realidades Alternadas ou revelações de Lost sobre games e ficção seriada. Trabalho apresentado no Colóquio internacional Televisão e Realidade. Salvador: UFBA, 2008.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. Realidades Alternativas. Novas Funções Cognitivas no Mundo dos ARGs. Trabalho apresentado no IV Seminário de Jogos eletrônicos, Comunicação e Educação. Salvador: UNEB, 2008.
. SÁ, Simone Pereira de & ANDRADE, Luiz Adolfo de. Second Life e Stars Wars Galaxies: encenando o jogo da vida na (ciber)cultura do entretenimento. Trabalho apresentado no GT de Mídia e Entretenimento do XVII Encontro Anual da Compôs. São Paulo: UNIP, 2008.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. A Galáxia de Lucas. Sociabilidade e narrativa nos jogos eletrônicos. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGCOM/UFF. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2007.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. O Que Podemos Aprender Jogando MMORPG? In: Revista Teias. Periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ano VIII, número 15-16. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. O Jogo Informacional ou o que os MMORPGS podem nos ensinar sobre o capitalismo pós – industrial. Trabalho apresentado à ULEPICC. Brasil. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.
. ANDRADE, Luiz Adolfo de. A corporalidade do RPG inscrita no design do jogo eletrônico. Trabalho apresentado no o GT 04 “Criação e Poéticas Digitais” do XV Encontro Anual da Compós. Bauru: UNESP, 2006. Publicado também na Revista Sessões do Imaginário, nº. 15. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2006.

Skip to content