Lucas Waltenberg

Lucas W

Mini-biografia:
Graduação em Estudos de Mídia pela UFF, Mestre em Comunicação (PPGCOM-UFF) e Doutorando em Comunicação (PPGCOM-UFF). Desenvolve pesquisa sobre o formato cultural “álbum de música” e novas tecnologias da informação e da comunicação. Sócio da Mistura Digital, já analista da mídias sociais na Martinica Digital e produtor na Raccord Produções.
Contato: lwaltenberg@gmail.com
Projeto de Pesquisa Atual:
O álbum de música na cultura digital: novas tecnologias e as convenções simbólicas e materiais do álbum
Esta tese entende que a cultura digital apresenta uma série de desafios para o formato cultural “álbum de música”. Observo que a introdução de suportes digitais como o CD e, principalmente, o MP3 abrem caminhos para outras práticas de escuta e possibilidades de comunicar o produto musical, não mais centradas no álbum, entendido como um produto fechado, coerente temática e sonoramente, pré-estruturado através da disposição da faixas em ordem específica e consumido também em termos materiais, tácteis e visuais. Através de dados que apontam a queda na circulação dos formatos físicos e o crescimento do consumo de música de forma unitária, aposta-se no “fim” do álbum ou, pelo menos, em uma forte desvalorização. Em direção contrária, meu argumento sustenta que, mesmo nesse cenário, o álbum de música não somente continua a estruturar grande parte da experiência musical em diferentes esferas – produção, circulação e consumo – como a cultura digital oferece possibilidades de ampliação de nosso entendimento do formato, onde a materialidade permanece cumprindo papel central.
Últimas publicações:
WALTENBERG, Lucas e POLIVANOV, Beatriz. “SYNTHETICA: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo.” Galáxia (São Paulo. Online), v. 29, p. 262-275, 2015.
WALTENBERG, Lucas e CURI, Pedro. “‘O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia?’ O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs”. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 28, p. 125-137, 2013.
WALTENBERG, Lucas. “Outras configurações do álbum musical: O caso do aplicativo ‘Biophilia'”. In: 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação – 5º CONECO 2012, 2012, Niterói. Anais do CONECO, 2012, 2012
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/2084138069640878