Jefferson Mickselly

Contato: jmickselly@bol.com.br

Formação:

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz – Ba no ano de 2004. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em comunicação, Imagem e Informação da UFF, onde desenvolve pesquisa vinculada à linha Tecnologias da Informação e da Comunicação intitulada “Rádio em tempos de download: A reconfiguração do rádio frente as novas tecnologias” sob a orientação da Professora Doutora Simone Andrade Pereira de Sá. Pesquisador do Laboratório de cultura urbana, Lazer e Tecnologia – LabCULT desde 2006.

Pesquisa:

Título: “Rádio em tempos de download: Oi FM e a reconfiguração do rádio frente às novas tecnologias”

Resumo: Partindo dos questionamentos em torno do fim da rádio analógica frente à ascensão das mídias digitais, o projeto analisa o padrão de rádio proposto pela Oi FM buscando compreender como a emissora vem respondendo a essa suposta “ameaça”. Afastando-se de uma visão determinista que crê na substituição radical do modelo centralizador do rádio pelo modelo “democrático” da internet, pretende-se pensar o atual cenário cultural como um processo de ruptura, mas também continuidade, no qual o rádio ratifica seu papel de mediador musical a partir da incorporação dos valores da cibercultura.

Áreas de Interesse: Música massiva, cibercultura e tecnologias da informação e da comunicação, políticas de identidade, representação midiática e mediação musical.

Principais Trabalhos:

CHAGAS, J. M. S. Oi FM: Diálogo midiático entre rádio, internet e celular In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2008, Natal. NP de Tecnologias da Informação, 2008.