Fernanda Costa e Silva

Contato: fernandacostaesilva@gmail.com.

Formação: Produtora editorial formada pela UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Atualmente, doutoranda em Comunicação pela UFF, sob orientação da Profa. Dra. Simone Pereira de Sá, e técnica de Comunicação do BNDES.

Pesquisa: Minha pesquisa de doutorado tem como objetivo o estudo do drama interativo, um tipo de produção eletrônica criado a partir da interação do participante com um mundo ficcional habitado por personagens e regulado de forma a possibilitar narrativas esteticamente satisfatórias. Os dois focos principais da pesquisa são (a) analisar a especificidade do drama interativo em relação a outros formatos de literatura eletrônica – hipertextos, ficções interativas, mmorpgs, entre outros -, destacando sua característica lúdica a partir de uma discussão mais ampla sobre narrativa, jogos e performance; e (b) buscar uma compreensão da relação entre o meio e a produção da comunicação nas suas influências recíprocas. A análise do drama interativo se presta especialmente a este último foco em função de sua forma de utilização do ambiente digital e dos seus caminhos de desenvolvimento.

Além de literatura eletrônica, drama interativo, cibercultura e jogos, são áreas de interesse ludologia e narrativa, estéticas do meio digital e do meio impresso, e história do livro.

Principais trabalhos:

Costa e Silva, Fernanda. Drama interativo: hibridações entre jogo e narrativa. Trabalho apresentado no XVI Encontro da Compós, jun. 2007.

Costa e Silva, Fernanda. Uma proposta de classificação das manifestações virtuais religiosas. E-compos, v. 3, 2005.

Costa e Silva, Fernanda. Homem-máquina: reinvenções do corpo e da mente. Dissertação de Mestrado. Orientação: Beatriz Jaguaribe. Co-orientação: Paulo Roberto Gibaldi Vaz. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.