Beatriz Brandão Polivanov

Beatriz Polivanov

Mini-biografia:
Docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Graduada em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ com Licenciatura. Autora do livro “Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook” (2014, editora Multifoco). Investiga temas relacionados à cultura digital e redes sociais; marketing e publicidade; consumo; identidade; música; materialidades da comunicação.
Contato: beatriz.polivanov@gmail.com
Projeto de Pesquisa Atual:
Conteúdos musicais em sites de redes sociais: sociabilidade e performance de si na (i)materialidade da cultura digital
Os sites de redes sociais (SRSs) têm obtido lugar de destaque nas práticas de comunicação e construção identitária contemporâneas, sendo utilizados diariamente por milhões de indivíduos para funções diversas. Conteúdos musicais – tais como videoclipes, letras de músicas e imagens de shows, por exemplo – são frequentemente apropriados pelos atores sociais nessas plataformas como forma de expressão pessoal, performance de si através do gosto e engendramento de sociabilidade. Não obstante, não foram verificados estudos sobre os aspectos materiais de tais articulações entre música e SRSs, isto é, como a “música” – enquanto categoria discursiva tida como abstrata e intangível – vai comparecer materialmente – através de imagens visuais, sonoras e gráficas – em tais ambientes, articulando-se conflitos entre a cultura material e a música na cibercultura. A fim de investigar a complexidade material da música na cultura digital, por um lado, e suas diversas apropriações em SRS como modos de construção identitária, por outro lado, empreenderemos estudo de cunho qualitativo com usuários brasileiros de distintos sites de redes sociais nos quais os sujeitos criam perfis pessoais, tais como Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se, desse modo, contribuir para discussões que envolvem a articulação entre as materialidades da comunicação, música, cibercultura e identidade.
Últimas publicações:
POLIVANOV, B. Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line. Revista Organicom, v. 12, p. 225-235, 2015.
POLIVANOV, B.; WALTENBERG, L. SYNTHETICA: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo. Galáxia (São Paulo. Online), v. 29, p. 262-275, 2015.
POLIVANOV, B. Apropriações de Sites de Redes Sociais em Cenas de Música Eletrônica: Distinção, Sociabilidade e Marcas Identitárias. Interin (UTP), v. 17, p. 96-116, 2014.
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/9767195672186044