Deborah Rodriguez Santos

Deborah Rodrigues

Mini-biografia:
Mestranda no PPGCOM da Universidade Federal Fluminense de Niteroi, Rio de Janeiro, na Linha de Estéticas e Tecnologías da Comunicação. Graduada em Comunicação Social em 2013 pela Faculdade de Comunicação da Universidade da Havana, Cuba. Pesquisa temas relacionados à identidade e performances em sites de redes sociais, cibercultura e consumo.
Contato: debrs1990@gmail.com
Projeto de Pesquisa Atual:
O amor nos tempos do Facebook. Analisando o impacto das redes sociais em relacionamentos virtualmente mediados
O assunto dos relacionamentos amorosos virtualmente mediados resulta particularmente interessante ao pensar nas tensões e conflitos que o embate público-privado traz, e como os ideais românticos de construção do amor estão constantemente mediando na forma em que as narrativas amorosas são construídas através das redes. Facebook, por ser ainda uma das mais usadas a nível global e pela complexidade social que ali temos identificado como pesquisadores-usuários, constitui o alvo principal desta pesquisa; a qual se propõe analisar como os casais jovens de Rio de Janeiro e Havana constroem identidades e sociabilidade no Facebook durante e após relacionamentos amorosos.
Últimas publicações:
POLIVANOV, Beatriz; RODRIGUEZ Deborah. O Mais Importante é que a Outra Pessoa Possa te Perceber Forte”: Narrativas de Superação e Conflito em Término de Relacionamento no Facebook. In: 5 Encontro de GTs – Comunicon, 2015, São Paulo.
RODRIGUEZ, Deborah. Cosas que no quiero compartir con nadie. Análise da criação de sentimentos de nacionalidade através da música em grupos de interesse no Facebook. In: 8º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação (CONECO), 2015, Rio de Janeiro.
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/7214751933284110