Luca Romani

Apresentação

Doutorando do Programa Internacional EMJD (Erasmus Mundus Joint Doctorate) organizado pela União Européia. Se formou em Línguas e Letras Estrangeiras (Bachelor e Master) na Università degli Studi de Milao, com especialização em língua e cultura alemã e russa. Paralelamente, se formou em violino no Conservatório “G.Verdi”, na mesma cidade. A pesquisa de mestrado é centrada nas problemáticas da tradução, enfocando particularmente a chamada “Migrationsliteratur” na Alemanha. O trabalho de pesquisa final foi na Freie Universität de Berlim, sobre o escritor russo-alemão Wladimir Kaminer.

Título do projeto
Konkrete Poesie e Noigandres: Uma comparaçao entre formas experimentais da poesia concreta na Alemanha e no Brasil.

Resumo

O projeto propõe uma comparação entre a poesia concreta brasileira e alemã, focalizando sobretudo os processos compositivos utilizados na criação das gravações sonoras brasileiras e dos chamados Hörspielen alemães.

O movimento Noigandres, no Brasil, como a Konkrete poesie na Alemanha, afirmaram, a partir dos anos cinquenta, a necessidade de uma revoluçao estética na poesia, que rejeitasse o papel da palavra como simples veículo de uma mensagem. A palavra torna-se sobretudo imagem e som, uma entidade viva e concreta.

O objetivo da pesquisa é apontar as principais diferenças e os aspectos comuns desses dois movimentos, seja na concepção estética, seja na utilização de técnicas particulares e meios experimentais para a reprodução sonora. O foco recai na análise técnica das gravações sonoras através de categorias de classificação específicas, como as da linguística estruturalista de Jakobson ou do estudo dos objetos sonoros de Schaffeur. Todavia, será considerada também a influência do contexto social e histórico na Alemanha e no Brasil, extremamente diferente sobretudo durante os anos cinquenta, sobre a concepção estética e os procedimentos de composição pelos dois movimentos. A pesquisa atual será desenvolvida, nos próximos dois anos, na Université de Aix-Marseille (França) e na Universität Tübingen (Alemanha).