Henrique Ramos Reichelt

Henrique Ramos Reichelt, perfil

Doutorando do programa de pós-graduação em comunicação social da Universidade Federal Fluminenes e mestre pela mesma instituição (2011). Possui master em Sociologie, art, culture et médiations techniques, pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, França (2007-2010). Graduou-se em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005).

E-mail para contato: henrique_reichelt@id.uff.br

Título do projeto tese de doutorado

Novas formas de mediação dos gêneros musicais: a indústria da música ao vivo e as cenas de Tchê Music para além do regional

Resumo do projeto de tese de doutorado

Este projeto propõe compreender a formação dos gêneros musicais a partir do caso dos “territórios da Tchê Music”. O objetivo principal é o de analisar como um determinado grupo de artistas e intermediários, junto a um indeterminado público de seguidores, faz uso deste gênero musical e se utiliza de novas denominações em meio às disputas, negociações, estratégias valorações (culturais e econômicas) e reconhecimento praticadas em seus espaços. Como hipótese principal entende-se que, com a perda da centralidade de mediação da indústria fonográfica, a noção de gênero torna-se mais fluida e menos demarcadora em decorrência das especificidades da mediação dos circuitos, cenas e comunidades de gosto musicais que adquirem um papel de maior impacto na criação de novos gêneros próprios, definidos em função da territorialidade.

Palavras-chave: gêneros musicais; cenas; tchê music.

Artigos recentes

REICHELT, H. R. . Mediações Fonográficas: uma análise dos negócios, regulações, usos e apropriações das tecnologias no contexto de ascensão de uma indústria da música. Eptic (UFS), v. 14, p. 420, 2012.

REICHELT, H. R. . Além do campo fonográfico: novas estratégias do business musical. In: 34 Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu. Anais do 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010.

 

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}