De 23 de setembro a 09 de outubro de 2013, acontece no IACS – UFF (Niterói – RJ) o Interfaces. O projeto tem como objetivo apresentar um mosaico propositivo de ideias, pesquisas e práticas formadoras nas diversas áreas que integram o Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF). O Interfaces apresenta neste período uma série de encontros/acontecimentos através de aulas-shows, debates, exposições, oficinas, performances e apresentações artísticas. Dentre os projetos, artistas de renome apresentarão aulas-show, como Jorge Mautner, Siba e José Miguel Wisnik.
No dia 23/09 (segunda-feira), o tropicalista Jorge Mautner, conhecido por sucessos como “Maracatu Atômico”, estará das 18h às 20h na Sala InterArtes (IACS). O artista conversa com o público, relembra pontos principais em sua carreira e, durante a apresentação, faz um pocket-show onde canta grandes sucessos, fazendo também intervenções poéticas durante toda sua performance.
Já no dia 27/09, José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski apresentam, às 19h, um minipanorama seleto da música brasileira dos últimos 50 anos em uma mistura de show e aula. José Miguel Wisnik é cantor e pianista (e professor da USP); já Arthur Nestrovski é compositor, violonista, crítico, escritor e diretor artístico da Osesp.
E no dia 03/10, a aula-show é com os músicos Siba e Antônio Loureiro, às 19h. Siba iniciou sua carreira tocando guitarra e rabeca na banda Mestre Ambrósio, uma das pioneiras do movimento Manguebit. Depois, partiu em carreira solo e lançou discos elogiados como “Avante” (2012), produzido pelo guitarrista Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado. Já Antonio Loureiro é cantor, compositor e multiinstrumentista de música popular brasileira. Siba e Antônio Loureiro executarão performances musicais na sala InterArtes.

O Interfaces apresenta também uma extensa programação de mesas, oficinas, cinema e performances. Por exemplo, a Oficina Griôs: “O ritual ancestral da música Adriana de Holanda, Joás Santos, Yure Silva”, para alunos da rede municipal, com vivências das sonoridades de matriz africana e indígena relacionadas à mitologia dos povos tradicionais afro-brasileiros; também a oficina/ apresentação Derivas Sonoras e Paisagens Musicadas, com o Prof. Marcelo Wasem; a I Feira de Trocas Coletivas e Pic Nic Colaborativo (pic nic com conversa: Consumo e Cultura); o teatro Os Seis (Pirandello Contemporâneo – foto acima); e as mesas de debates Reconfigurações na Indústria Musical: Estratégias de Divulgação” (dia 07/10) e “Estratégias de Circulação” (08/10).
Confira a programação completa no site do Interfaces, com calendário, fotos e informações sobre cada projeto.
O Interfaces acontece de 23 de setembro a 09 de outubro no IACS – UFF: rua Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói – RJ.
Todos os projetos são oferecidos de forma gratuita. Porém, as oficinas terão número limitado de participantes. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada no dia e local especificado na programação. A Sala InterArtes (onde se darão muitos dos projetos) tem capacidade para 90 pessoas. Senhas serão distribuídas 1h antes das apresentações.

Saiba mais
A programação do Interfaces foi concebida articulando a participação de artistas, realizadores e pesquisadores nos diversos campos das artes e do pensamento, acompanhada de iniciativas e proposições inovadoras escolhidas por meio de edital junto ao corpo discente do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF (IACS/UFF).
A partir dessa matriz, que se abre para os espaços da universidade e da sociedade, o programa procura traçar linhas de sensibilização e experimentação que permeiem fronteiras, expandam saberes (segmentados) e articulem as expressões artísticas e as poéticas contemporâneas. A proposição dessa ação reafirma a trajetória da Universidade Federal Fluminense em iniciativas voltadas para as convergências estéticas.